Já sabe com quais cores de tinta para parede externa vai pintar a sua casa? Essa é uma tarefa divertida, mas que também pode ser desafiadora, afinal, a tinta precisará resistir ao tempo e ao clima, durante alguns anos antes de pintar a fachada novamente.
Por conta desse detalhe, existem diversos tipos de tinta para parede, cada uma com sua especificidade e resistência — umidade e calor, por exemplo —, tornando a escolha um desafio para quem não é especialista.
Se esse é o seu caso e você não sabe como escolher tinta para parede externa, podemos te ajudar. A seguir, você encontra um artigo completo, que te guiará nessa empreitada que é reformar um imóvel, mesmo que seja só a frente da casa. Confira todas as nossas dicas!
Como escolher as tintas para sua casa
Não faltam opções de cores de tinta para parede externa. Azul, verde, branco, vermelho e preto são apenas algumas das opções que você pode escolher para pintar a sua casa, mas lembre-se de que esse não é o único critério na hora de adquirir o galão de tinta ideal.
Se você já tem todo o equipamento para pintura, mas estão faltando as tintas para parede externa, fique atento nos tópicos abaixo. A seguir, listamos alguns critérios a serem levado em conta na hora da escolha. Dê uma olhada.
Considere o estilo da sua casa
Antes de escolher qualquer uma das cores de tinta para parede externa, pense no estilo arquitetônico da sua casa e na paleta de tons que melhor se adapta a ele. Por exemplo, se você tem uma casa colonial, cores mais sóbrias e tradicionais podem funcionar bem, enquanto em casas modernas é interessante ousar mais.
Além disso, lembre-se de que há o entorno também. Preste atenção nas cores naturais, como o verde das árvores, o azul do céu ou na presença de outras casas vizinhas. Procure cores de tinta para parede que harmonizem com o ambiente e não se destaquem negativamente.
Avalie a iluminação
A luz natural pode influenciar a aparência das cores. Assim, observe em diferentes momentos do dia como a luz incide sobre a parede externa da sua casa. Cores claras podem realçar a iluminação e criar uma sensação de amplitude, enquanto as escuras podem transmitir elegância e aconchego.
Atente-se ao clima
O clima do lugar onde você mora também impacta na decisão da tinta para parede externa que irá adquirir. Você sabia? Isso porque as cores lidam de maneiras diferentes com o frio e o calor.
Por exemplo, em áreas de clima quente, cores mais claras podem ajudar a refletir o calor, mantendo a casa mais fresca. Já em regiões frias, cores mais escuras podem absorver a luz solar e contribuir para o aquecimento.
Teste as cores
Antes de decidir, faça testes de cores em pequenas áreas da parede externa. Pinte amostras das cores escolhidas e observe-as em diferentes momentos do dia para ver como elas se comportam sob diferentes condições de luz.
Calcule a área
Por último, lembre-se de calcular a área que irá pintar para saber quantos galões precisará. Para isso, o primeiro passo é medir a área de cada uma das paredes: multiplique a medida da largura com a altura. Depois, é só somar tudo.
Com esse número, verifique na embalagem da tinta a informação sobre a cobertura por litro ou metro quadrado. Por exemplo, se uma lata de tinta cobre 10 metros quadrados e a área total das suas paredes é de 40 metros quadrados, você precisaria de 4 litros de tinta.
Como aplicar a tinta na área externa
Uma vez que tiver escolhido as cores de tinta para parede externa, você terá que preparar a superfície para receber as palmeiras pinceladas. Para isso, lembre-se de limpar as paredes, livrando-as de qualquer indício de mofo, sujeira, poeira ou descamação de uma pintura anterior.
Proteja todas as áreas que não receberão as tintas para parede externa, como tomadas e o piso, e aplique o primer. Esse é um produto que ajuda a melhorar a aderência, além de aumentar a durabilidade da tinta.
Assim que tiver feito essa preparação, é só escolher a técnica de pintura, com rolo, pincel ou pistola de pintura, e começar a pintar a parte externa da sua casa. Lembre-se que, ao finalizar, é importante ter uma tinta solvente para limpar os produtos que foram utilizados, assim como qualquer local que tenha pintado errado.
E quando repintar?
A frequência recomendada para pintar novamente uma área externa pode variar, a depender de alguns fatores, como o tipo de superfície, condições climáticas locais e qualidade da tinta. Se você está em dúvida, veja abaixo o que levar em conta antes de começar a escolher as cores de tinta para parede externa.
- desgaste da tinta;
- manutenção preventiva;
- superfícies expostas com frequência;
- manutenção regular.
Aprenda sobre as tintas ideais para usar na sua casa!
Gostou de aprender sobre as tintas usadas para as áreas externas? Se sim, é o momento de ampliar o seu conhecimento e entender sobre as melhores opções para os ambientes internos, como a sala de estar. Acesse o nosso blog e confira!