Nenhuma Visualização
Nenhuma Visualização

Quais são os passos para uma reforma de casa?

Leitura: 4 min
Array
Compartilhe!
reforma de casa

Quando o assunto é reforma de casa, nossa primeira reação é nos apavorarmos e tentarmos ao máximo evitar essa mão de obra que, muitas vezes, acaba tirando nosso sono, pois requer muito investimento. No entanto, precisamos findar com esse tabu e explorar o lado bom disso. 

A reforma de casa nem sempre é uma vilã, mas uma oportunidade de inovar e trazer mais modernidade a determinado espaço. Inclusive, atualmente, há muitas técnicas que facilitam esse processo, como no caso do drywall

Sem contar que com tantos conteúdos e dicas interessantes on-line, ficamos até animados em encarar essa maratona. A versatilidade em transformar o velho em novo é incrível e nos faz acreditar que podemos até transformar itens antigos em móveis multiuso, por exemplo.  

Não tenha medo de inovar 

Durante a reforma de casa é preciso conhecer as necessidades do morador e os seus objetivos em fazer aquela mudança no layout do imóvel. Por isso, é papel do engenheiro civil, junto ao arquiteto, montar o projeto que vai melhor atender os objetivos do cliente, resolvendo todas as suas dificuldades. 

No entanto, isso tudo depende da condição atual do imóvel. Ou seja, em locais onde a estrutura estiver mais danificada, o projeto será diferente e, possivelmente, com investimento maior que a reforma de uma casa feita com tecnologia mais moderna. 

Por isso, antes de começar qualquer reforma, resolva todos os problemas estruturais, verificando o sistema hidráulico, elétrico e qualquer outro que possa surgir no decorrer da obra. Isso será muito importante para que seu orçamento não estoure e o seu imóvel não seja colocado em risco. 

Além do mais, o profissional que irá executar os projetos e serviços em sua reforma deve te passar toda a segurança e todo o apoio no decorrer do processo. É de sua responsabilidade acompanhar e estar atento a cada detalhe, sempre tirando todas as dúvidas que possam aparecer. 

Assim, o trabalho seguirá sendo produtivo para ambos os lados e você vai conseguir visualizar passo a passo da obra até que ela chegue ao fim. Ainda, isso também vai ajudar caso algum trabalho não seja executado conforme o seu gosto, pois vai ser mais fácil e rápido refazê-lo. 

Sendo assim, a necessidade de manutenção para conservar o imóvel e não desvalorizá-lo é imprescindível. Por isso, não tenha medo de mudar! Um imóvel reformado renova a energia da casa e melhora o convívio em família, trazendo mais aconchego, harmonia e felicidade para você aproveitar bons momentos. 

Sua casa está precisando de uma reforma? Confira algumas dicas

Como já descobrimos, a reforma de casa varia muito de acordo com o tipo, tamanho e condição do imóvel. Então, é preciso estar ciente do quanto se deseja investir nesse processo, seja em tempo, seja em economia. Porém, com a modernidade atual é possível reutilizar muitos itens e transformá-los em novos.

Para quem está buscando ideias para reformar casas antigas na internet, por exemplo, o primeiro passo é verificar se aquela referência se encaixa na sua residência e se será otimizada para o seu cotidiano, ou seja, se a divisão planejada ou o revestimento escolhido vão facilitar a sua rotina. 

Por mais que tentemos evitar e, muitas vezes, até esquecermos desses detalhes, em um futuro muito próximo, esses pontos podem se tornar um incômodo ou, até mesmo, uma decepção. Outra questão a ser observada é o quanto você tem financeiramente para disponibilizar para a reforma. 

Portanto, para quem está pesquisando ideias para reforma de casas pequenas, o financeiro é uma das partes principais para um resultado de sucesso. No entanto, caso o orçamento não acompanhe seus objetivos, procure, inicialmente, reformar a parte interna do imóvel.

Assim, você aposta em seu conforto, deixando a área externa para fazer aos poucos. Ainda, para deixar o layout do seu imóvel totalmente novo não se precisa de muito. Uma troca de pisos e revestimentos, uma pintura com tons modernos e alegres, até mesmo uma decoração com plantas já faz toda a diferença.

Que tal um estilo retrô? 

Foi-se o tempo em que para renovar um imóvel e modernizá-lo precisava-se mudar todos os objetos, caso contrário, não teria valido a pena toda a reforma. Atualmente, o chique e elegante é desfrutar e apostar em móveis versáteis. Ou seja, não descarte aquela cômoda velha, transforme-a. 

Ela vai poder servir de muitas formas, não só como estamos habituados, com o uso de guardar as coisas. Com uma boa repaginada, ela vai poder ser o centro de um espaço moderno e simpático do seu imóvel. Aposte também em uma iluminação portátil para regular a luminosidade daquele ambiente para combinar com a ideia retrô. 

Mesmo que a reutilização seja uma opção para economizar, não deixe de buscar alguns elementos mais atuais para realçar ambientes ou locais específicos que você deseja que tenham um destaque maior.

Por mais que pareça impossível, a modernidade e o retrô podem se encaixar e deixar o projeto com uma estética impecável. Porém, nada adianta focar na decoração e não pensar na segurança estrutural do imóvel. Por isso, antes de qualquer reforma, não se esqueça de solucionar os possíveis problemas construtivos. 

Bernal: o lugar que transforma seus sonhos em realidade! 

Se você decidiu reformar seu imóvel, já contratou os profissionais e desenvolveu o projeto, venha para a Bernal para adquirir os materiais de construção que vão fazer toda a diferença na qualidade final do seu sonho. 

Posts Relacionados

Assine a newsletter da Bernal

Preencha os campos ao lado para assinar nossa newsletter e receba direto no seu e-mail as melhores informações e dicas sobre o mercado de construção, reforma e decoração.