Nenhuma Visualização
Nenhuma Visualização

Horta vertical: plante ervas e hortaliças em espaço reduzido

Leitura: 5 min
Array
Compartilhe!
horta vertical

Plantar hortaliças e ervas pode ser uma tarefa difícil para quem tem espaço reduzido em casa. Felizmente, a horta vertical é uma excelente opção para você ter temperos sempre frescos e plantas lindas ocupando uma pequena área.

Na horta vertical, as plantas ficam suspensas em alguma parede ou construção, longe do chão. Assim, você vai otimizar o ambiente e pode ter várias plantas em um só muro, por exemplo.

Apesar de não ser difícil construir hortas verticais, elas exigem certos cuidados e muita criatividade. Por isso, preparamos este artigo para você saber os tipos de horta, os materiais necessários e o passo a passo de como fazer. Confira! 

Modelos comuns de horta vertical

Há diversas maneiras de criar uma horta vertical. O primeiro passo é escolher o local onde ela vai ser instalada: o ambiente precisa estar exposto ao sol, principalmente pela manhã, e ser bem arejado. Já a superfície pode ser uma parede ou muro onde seja possível instalar as partes da horta.

Depois, é o momento de identificar quais estilos de hortas verticais mais se adequam ao seu ambiente e gosto. Por exemplo, você pode utilizar vasos para horta vertical posicionados em tábuas ou pendurados diretamente na parede.

Outra alternativa muito popular é a horta vertical com garrafa pet. Você pode cortar um espaço na garrafa, tanto na horizontal quanto na vertical, prendendo-a na superfície com cordas ou arames. Inclusive, você pode fazer furinhos na tampa para criar uma horta autoirrigável.

Na mesma ideia de reutilizar objetos, você pode fazer a horta vertical com PVC. Dessa maneira, pode cortar retângulos para plantar diversas ervas e hortaliças na extensão do tubo PVC, deixando o visual mais uniforme. 

Materiais necessários para fazer uma horta

Agora que você já conhece os tipos de hortas verticais, vamos descobrir os principais materiais para montá-la em sua casa. De suportes para os vasos às ferramentas, cada um desses produtos é muito importante!

Suportes

Qual é o método que você vai usar para deixar as plantas na vertical? Esse é um dos primeiros passos a se pensar na hora de fazer uma horta. Um dos materiais mais versáteis são as tábuas. Com elas, você pode encaixar os vasos com braçadeiras de metal, ganchos ou cordas, assim como criar prateleiras para colocar os vasos em cima.

Da mesma maneira, você pode fazer os suportes para a horta vertical suspensa com ferro. Para ambos os materiais você vai precisar de pregos ou parafusos para fixá-los nos suportes. 

Plantas e terra

Escolher o que plantar e qual terra utilizar é essencial na criação da horta vertical. Não são todas as plantas que podem ser cultivadas. Por isso, escolha ervas e hortaliças pequenas, como manjericão, cebolinha, coentro e outras mais.

Selecionar uma terra que nutra bem as plantas também é um cuidado imprescindível, mas muitas pessoas ignoram isso. Existem solos para diferentes tipos de plantações, então, não deixe de consultar um especialista em jardinagem para saber a melhor delas para os seus vegetais.

Além disso, não se esqueça de regar e podar as plantinhas no dia a dia. Para essa tarefa, ferramentas e utensílios como borrifadores e alicates de poda são muito úteis.

Ferramentas

Para construir e manter a sua horta, você vai necessitar de ferramentas. Se você utilizar tábuas na construção, vai precisar de martelo, parafusadeira ou furadeira para fixar a madeira. Em alguns casos, a serra para cortar as tábuas do tamanho indicado para a sua parede também pode ser útil.

Além disso, as pás, as lixas e o verniz são igualmente primordiais no acabamento. Ah, se você quiser deixar sua horta vertical ainda mais bonita, há a opção de pintar as tábuas e personalizá-las para ficar no estilo da sua casa.

Para nosso projeto de horta suspensa, você vai precisar de tábuas, martelo, prego, bucha, furadeira, verniz, pincel e instrumentos de medição, como régua e trena. Quanto aos vasos, depende se você optar por aqueles que já possuem furos para fixação na vertical ou se vai utilizar braçadeiras para prendê-los. 

Como fazer uma horta suspensa

Com esses materiais, você já pode construir a horta na sua casa. Assim, tomando os cuidados com a segurança no manuseio das ferramentas e seguindo o nosso passo a passo, você já pode ter sua hortinha! Então, veja como realizar a preparação e os processos da construção.

Preparação

A primeira etapa é preparar as tábuas. Lixe o material, deixando a superfície uniforme e sem farpas. Depois, passe o verniz com o pincel para impermeabilizar e embelezar o material e espere o tempo de secagem indicado pela embalagem.

Após o verniz secar, é o momento de efetuar as medições. Veja qual é o melhor posicionamento da tábua na parede e marque com um lápis os locais onde vão ficar as extremidades da tábua. Nessa hora, a utilização de régua ou trena é fundamental.

Construção da horta

Com a furadeira, abra a cavidade na parede para encaixar as buchas na área em que vai ser instalada a tábua. Antes, claro, certifique-se de qual material sua parede é feita e se pode ser perfurada. Realizada essa tarefa, é hora de instalar os vasos na tábua. Use parafusos e garanta um espaço de pelo menos 10 cm entre os vasos. 

Já se você utilizar braçadeiras, calcule o espaço que o vaso vai ocupar na tábua e fixe-a, com martelo e prego, no centro dele. Depois, é só colocar os vasos e apertar as braçadeiras. Lembre-se de também manter pelo menos 10 cm entre cada vaso.

O último passo é fixar na superfície. Utilize a furadeira para fazer um furo na tábua, seguindo as mediações já marcadas. Após, é só encaixar a tábua nas buchas com os parafusos na parede e sua horta está pronta!

Vasos e ferramentas para sua horta estão na Bernal!

Gostou de saber como fazer sua própria horta suspensa? Então, confira, aqui na Bernal, nossos produtos de jardinagem e ferramentas! De tintas a vasos, você encontra tudo o que precisa, sempre com segurança e entrega rápida!

Posts Relacionados

Assine a newsletter da Bernal

Preencha os campos ao lado para assinar nossa newsletter e receba direto no seu e-mail as melhores informações e dicas sobre o mercado de construção, reforma e decoração.