Nenhuma Visualização
Nenhuma Visualização

Tinta antimosquito: conheça características e funcionalidade  

Leitura: 4 min
Array
Compartilhe!
Tinta antimosquito: proteja-se de insetos

Escolher a cor da tinta é apenas uma das missões de quem está fazendo uma grande obra ou uma simples reforma na casa ou no ambiente de trabalho. São diversas tintas disponíveis no mercado, porém, a tinta antimosquito é definitivamente a melhor opção entre elas. 

Essa tinta protege o ambiente contra os insetos e traz um acabamento visualmente agradável. Além de manter os mosquitos longe, o produto não possui cheiro, sendo muito indicado para pinturas em quarto de bebê, de modo a garantir tranquilidade e ajudar no conforto para o pequeno ter uma boa noite de sono.

Para não haver nenhuma dúvida quanto à funcionalidade e à forma de aplicação, preparamos este artigo completo para que você entenda tudo direitinho e comece, agora mesmo, a renovar o visual do ambiente. Vem com a gente acompanhar a leitura!

Proteção contra mosquitos causadores de doenças

Existe, no dia a dia, a preocupação em se prevenir contra os mosquitos causadores de doenças. A partir dessa necessidade, foram desenvolvidos tipos de tinta que agem combatendo os insetos transmissores. 

Geralmente, as pessoas têm maior conhecimento sobre o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue. Porém, a lista de insetos transmissores é bem mais extensa. Aliás, só no Brasil o número é superior a 3500 espécies. Viu como vale a pena adotar medidas preventivas, incluindo o uso da tinta antimosquito? 

Além de ser extremamente incômodo um mosquito circulando dentro do quarto de madrugada, por exemplo, em determinados períodos do ano a presença dele é muito mais intensa, como no verão. Assim, em tal momento, a aplicação de uma tinta repelente se torna uma grande aliada. 

Como age a tinta antimosquito?

A tinta antimosquito age de forma eficaz e prática ao ser aplicada. Isso porque atua como inseticida e repelente, já que seu princípio ativo foi desenvolvido com a permetrina — composto sintético presente nas soluções químicas utilizadas no tratamento de infestação de piolho e lêndeas.

As tintas elaboradas com esse propósito podem ser aplicadas diretamente nas paredes, mesmo as que já estão pintadas. No entanto, é necessário que elas estejam em bom estado de conservação para que a absorção não seja prejudicada e, assim, não haja interferência na ação com o ambiente. 

Vamos ao passo a passo de como age o produto: ao pousar na parede pintada com a tinta antimosquito, o inseto entra em contato com a substância química citada anteriormente. Ela é absorvida por meio das patas do animal e age prontamente no sistema nervoso dele. 

Após entrar em contato com o componente e com a ação que ele causa, a reação do mosquito é fugir do local, deixando, então, o ambiente livre de qualquer incômodo. Vale ressaltar que a ANVISA fiscalizou e comprovou o funcionamento, sendo possível comprar a tinta com garantia de eficiência e qualidade. 

Como fazer a aplicação da tinta?

A tinta repelente tem aplicação muito fácil, já que a absorção e aderência são rápidas e prolongadas. Sem contar a alta qualidade e textura do produto, fatores que simplificam ainda mais o momento de passar o produto nas paredes. 

Para tanto, a parede pode estar pintada, desde que esteja seca e conservada. Com um rolo de lã de pelo baixo, trincha e pincel, você consegue alcançar toda a angulação da parede, sem exceção. Anotou o material a ser utilizado? Então, vamos te orientar na forma de passar a tinta para garantir a alta fixação.

É importante destacar que não existe um tutorial sinalizando por onde começar a pintar. Na verdade, as únicas indicações são as que sinalizamos no parágrafo anterior. Porém, você pode iniciar pintando os cantos e rodapés. Em seguida, passando para o teto e, por fim, as paredes restantes. 

Quanto à demão, a sugestão é que sejam aplicadas, no mínimo, duas, em prol de o produto alcançar maior fixação nas superfícies. Deve haver um intervalo de 30 minutos entre a pintura das camadas. É recomendado que o ambiente esteja ventilado durante a aplicação. Ainda, o tempo de duração é estimado em dois anos.

Algumas tintas antimosquitos

Entre os tipos de tintas repelentes disponíveis no mercado, hoje, a verniz proteção anti-mosquito apresenta um excelente resultado dentro dos indicadores de eficiência e bem-estar das pessoas presentes no ambiente.

O produto tem aparência incolor fosca e serve também como um ótimo acabamento para as paredes. Isso porque não interfere na cor já usada, apenas fortalece o tom, parecendo que a parede acabou de ser pintada. Ela é encontrada em embalagens comportando 3,6 L, que rendem até 44 m².

Outra tinta com a mesma finalidade é a Artilin 3A MATE. Com acabamento em tom mate e embalagens de 2,5 L e 10 L, ela também é muito eficiente na proteção contra os mosquitos. Ainda, o produto age por contato, não liberando nenhuma toxina no espaço.

Vale frisar que os artigos possuem todas as liberações da ANVISA para ampla comercialização, já que foram testados e aprovados com dados toxicológicos que avaliaram o risco à saúde humana.

A Bernal cuida da sua reforma e do seu bem-estar!

Agora que você já sabe que a tinta antimosquito é a escolha ideal para reformar a sua casa ou as paredes do seu escritório, venha até à Bernal e faça as suas compras. Temos tudo o que você precisa para renovar o ambiente e, o melhor, com o menor preço! Entregamos, com conforto e segurança, para o todo o Brasil.

Posts Relacionados

Assine a newsletter da Bernal

Preencha os campos ao lado para assinar nossa newsletter e receba direto no seu e-mail as melhores informações e dicas sobre o mercado de construção, reforma e decoração.