Nenhuma Visualização
Nenhuma Visualização

O que é drywall e quais os seus benefícios

Leitura: 4 min
Array
Compartilhe!
O que é drywall

Com adesão cada vez mais alta nas construções, o drywall vem sendo uma opção econômica e rápida para quem deseja reformar ou construir sem precisar investir muito ou dispor de um longo tempo de serviço. No entanto, esse processo ainda não é tão conhecido e muitos ainda se perguntam o que é drywall

Entender o que é drywall é fácil. Basta compreender que é uma técnica construtiva a seco diferente das construções tradicionais que necessitam de água. Contudo, o processo não se limita a isso, requerendo cuidados especiais no momento da construção. 

Você já ouviu falar de drywall?

Como já sabemos, o drywall é uma técnica de construção a seco. Porém, além de já estarmos cientes que o processo não utiliza água, como o próprio nome diz, o drywall é um material industrializado, criado nos Estados Unidos, em 1989, que chega já pronto para a obra.

Portanto, é um material pronto para ser implementado na obra, permitindo um processo construtivo mais limpo, sem que haja a necessidade de outros produtos, diminuindo, então, o acúmulo de entulhos. 

Como o drywall é de gesso, ele acaba proporcionando maior resistência no momento da instalação, podendo ser encontrado em chapa ou placa. A técnica pode ser usada para a divisão de ambientes, a realização de isolamento acústico, a criação de móveis ou nichos, entre outras utilidades. 

A importância de um bom profissional 

Agora que sabemos um pouco sobre o que é drywall, começamos a nos questionar como podemos implantar essa técnica em nossa obra e quais são os cuidados que devemos tomar no momento de cada instalação. 

No entanto, antes de começar qualquer projeto de construção a seco drywall, é preciso estar ciente que um dos primeiros passos para obter sucesso na instalação é estar bem-assessorado por bons profissionais que saibam manusear e trabalhar com esse tipo de material. 

Isso se deve porque a base de um bom resultado é a instalação correta em junção com os materiais indicados pelo fabricante, de modo que não ocorra nenhum prejuízo futuro ao cliente. Porém, por ser uma técnica pouco explorada no país, a procura pelo profissional correto deve ser minuciosa e bem-realizada. 

O drywall para cada ambiente 

Mesmo tendo conhecimento sobre o que é drywall, é preciso também saber que esse tipo de procedimento necessita de atenção em alguns pontos importantes, como o local que será instalado e qual será a sua utilidade, pois isso pode interferir diretamente no resultado do seu imóvel. 

As construções em drywall, como já sabemos, costumam ser mais econômicas e necessitam de menos tempo. Porém, esse processo pode retroceder totalmente se o material usado na instalação não for adequado ou, até mesmo, se a chapa ou placa usada não for a correta para o ambiente. 

Nesse método construtivo, existem três diferentes tipos de drywall, divididos por cores, sendo que cada uma delas é recomendada para uma função e um ambiente específicos. 

Placa de drywall branca standard 

A placa de drywall branca standard é indicada para uso em ambientes secos, ou seja, para salas, escritórios, quartos ou qualquer área que precise de divisão ou isolamento acústico, já que essa placa tem boa fixação em paredes e forros.

Placa de drywall verde 

Em áreas úmidas, como cozinhas, banheiros ou lavanderias, o ideal é usar a placa de drywall verde, pois é mais resistente à umidade e a sua composição química ajuda a proteger a superfície. Porém, engana-se quem pensa que o material é à prova de água. Pelo contrário, sua resistência é grande, mas não para ser instalado em tetos ou áreas de piscina, por exemplo. 

Placa de drywall rosa 

Por ter fibra de vidro em sua composição, a placa de drywall rosa garante uma resistência maior ao fogo e calor. Por isso, acaba sendo muito utilizada em saídas de energias e ambientes com risco de incêndio.

As vantagens do Drywall

Se você ainda não entendeu totalmente o que é drywall e continua com algumas dúvidas, não desanime. Esse método construtivo tem tudo para te surpreender e fazer um lindo trabalho em seu imóvel. 

Assim, separamos algumas vantagens do drywall para poder te ajudar a escolher essa técnica. O primeiro ponto, ainda falando sobre resistência, é que devido ao método a seco, o risco de problemas com fungos e insetos aparecer é menor que em construções tradicionais. 

Além disso, a espessura das paredes do drywall são mais finas que as tradicionais, assim como suas chapas são mais leves que os materiais utilizados na construção civil. Portanto, proporciona um ganho de espaço maior que a construção convencional e o peso nas lajes é menor, evitando danos futuros. 

Outro aspecto extremamente vantajoso e atrativo da construção drywall é o fato de que é facilmente removido e instalado em outro local, sem grandes remanejamentos e estresse. Desse modo, pode-se mudar o layout de determinado ambiente com frequência e sem se preocupar com grandes obras. 

Está pensando em drywall? Procure a Bernal!

Se você está pensando em investir nessa técnica, não pode deixar de procurar a Bernal para te ajudar a garantir os melhores produtos e preços para a instalação do seu drywall. 

Posts Relacionados

Assine a newsletter da Bernal

Preencha os campos ao lado para assinar nossa newsletter e receba direto no seu e-mail as melhores informações e dicas sobre o mercado de construção, reforma e decoração.