Quando decidimos inovar um ambiente, uma das principais mudanças desejadas é a pintura do imóvel. Porém, não basta apenas gostar de determinado tom. Atualmente, há inúmeras opções de cores de tinta para parede que, na maioria das vezes, são semelhantes no papel, mas fazem toda a diferença no “ao vivo”.
Uma boa dica é procurar um profissional de arquitetura, por exemplo, para que ele monte um projeto utilizando o layout da sua casa já pronto e inserindo as cores de tinta para parede conforme a sua preferência. Esse tipo de planejamento pode ser realizado tanto na reforma de um imóvel pronto como em um novo.
Devemos pensar que cor vai interferir no projeto em geral. Por isso, além de um profissional, podemos buscar o círculo cromático e tentar idealizar as combinações que vão ficar mais adequadas àquele espaço, a partir de móveis e decorações.
Dentro desse círculo, existem três combinações: complementar, análoga e monocromática. As cores complementares são aquelas que estão em oposição à coloração escolhida. Ou seja, o verde é a combinação ideal de móveis e outros elementos para um local onde o tom selecionado das paredes vai ser vermelho.
Ao contrário das complementares, as cores análogas são aquelas que se encontram logo ao lado da tonalidade definida. Por exemplo, uma boa combinação para espaços em que a pintura vai ser vermelha são os tons de rosa ou laranja, já que nossas referências são encontradas do lado esquerdo e do direito.
No interior do círculo, há também as cores monocromáticas, combinações que seguem a mesma coloração. Então, se a minha escolha for amarelo e quiser usar o método monocromático como referência, preciso seguir a linha de tons amarelados. Essa forma de mistura também é conhecida como tom sobre tom.
Contudo, nota-se que no círculo cromático estão apenas as cores vibrantes, isto é, azul, rosa, roxo, vermelho, entre outros. O branco, o preto, o cinza e os tons de bege se classificam como tons neutros. Logo, podem se encaixar com qualquer uma dessas tonalidades, pois vão se ajustar perfeitamente.
Como já citado, a combinação de um ambiente é fundamental. Então, antes de escolher uma cor de tinta ou, até mesmo, de sua textura, é preciso entender qual é o seu estilo de decoração, pois, assim, você vai conseguir traçar melhor o caminho das tonalidades que deseja explorar em seu imóvel.
De modo geral, as colorações de tinta remetem a uma proposta diferente. Por isso, é tão importante escolher bem o estilo decorativo. Para quem é fã do básico, mas sem deixar a elegância e a sofisticação de lado, as cores de tinta neutra são as melhores opções para atender a esse público.
Nesse caso, as cores de tinta para parede nos tons de bege, branco, cinza e preto são a aposta perfeita para ambientes como quartos, banheiros, salas e, até mesmo, cozinhas. No entanto, é possível escolher alguns elementos com tonalidades fortes para proporcionar um certo contraste ao espaço.
Além de manter a elegância, o local terá um leve toque de modernidade. Se você é fã de ousar na decoração e estética do imóvel, não tenha medo de investir em cores de tinta mais fortes, como laranja ou azul. Porém, cuide para não errar e carregar demais. Lembre-se sempre de manter a harmonia mesclando tons mais neutros.
Atualmente, as cores de tinta para parede externa podem ser as mesmas de uma parede interna. No entanto, existem alguns cuidados a serem tomados na hora da escolha.
Tons muito fortes, por exemplo, não podem ser usados em qualquer ambiente, seja interno, seja externo. Por isso, é sempre interessante ter uma pessoa para te acompanhar no momento de decisão das cores de tinta para parede. O tom preto tem sido bastante utilizado em vários ambientes, mas sempre com muito cuidado.
Na área externa, o preto pode ser usado com um pouco mais de tranquilidade, diferente da interna em que, por ser um tom mais “carregado”, o ideal é sempre contrastar com tons pastéis e clássicos. O mesmo se dá com as outras cores de tinta para parede, como as claras, que ficam lindas em qualquer uma dessas áreas.
Outro ponto importante a ser observado é que cada tinta possui uma recomendação que deve ser cumprida para que o resultado desejado seja atingido. Assim, fique atento ao seu objetivo — o desejo de fazer algum trabalho com textura ou, até mesmo, a área a ser pintada — pois as tintas possuem necessidades diferentes.
Junto das cores de tinta para parede, aproveite para adquirir produtos e acessórios de qualidade para realizar a pintura, só assim o trabalho ficará perfeito. Não é indicado apenas uma tinta de qualidade se o resto será inferior. Isso também inclui a contratação do profissional que deve ser capacitado para realizar o serviço.
A Bernal é o melhor lugar para você encontrar tudo o que precisa na área de construção e acabamento de uma obra — desde o básico até o premium. Nosso objetivo é atender às suas necessidades e realizar, da melhor maneira possível, o seu sonho.
Descubra aqui o que levar em consideração na hora de escolher as cores de tinta…
Vai comprar fios, mas não entende as cores de fios elétricos? Esse artigo é para…
Se está em dúvida sobre qual o melhor fio elétrico para residência, não deixe de…
Você está se perguntando "espuma expansiva para que serve"? Leia o artigo da Bernal, conheça…
Quer reunir os amigos e a família para fazer um churrasco? Conheça os principais modelos…
Os diferentes tipos de solventes funcionam para diluir substâncias, como tintas, e limpeza. Leia o…