A espuma expansiva é uma substância muito útil em construções para o preenchimento de espaços e a aderência de superfícies. Como há diversas funções para ela, é preciso saber, com detalhes, para que serve espuma expansiva a fim de que você tenha sucesso na aplicação.
Em que situações é recomendado o uso da espuma expansiva? De que material é feito o produto e quais são suas propriedades? Como aplicar e que cuidados você deve ter no manuseio da substância? Essas são algumas das principais questões sobre a espuma.
Por isso, a Bernal preparou este guia para você entender para que serve espuma expansiva. Continue lendo e entenda como esse item pode ajudar em suas construções de diversas maneiras.
Para que serve espuma expansiva?
A espuma expansiva serve para vedar, isolar e preencher superfícies. Feita de poliuretano, é uma substância adesiva elástica que se adere a diversos materiais, como madeira, metal e alvenaria.
O produto é comercializado em forma de spray. Ao ser aplicada, a substância, em estado líquido, rapidamente se expande, tornando-se sólida. Inclusive, a espuma expansiva pode chegar a três vezes seu tamanho original, sendo um artigo bastante econômico.
Dessa maneira, algumas das principais funções da espuma expansiva são: fixação de batentes, instalação de portas e janelas, vedação de ar-condicionado e quadro de distribuição de energia elétrica, isolamento acústico e térmico, correção de falhas em superfícies e encurtamento de paredes, entre outros.
Portanto, há diversas formas de como usar espuma expansiva tanto nas obras domésticas quanto empresariais. Além das utilizações citadas, o produto é recomendado para a vedação de telhados e o preenchimento de buracos.
Vantagens da espuma expansiva
Além de saber para que serve espuma expansiva, é importante conhecer as vantagens do produto. As que se destacam são a facilidade e a rapidez da utilização, pois a substância em spray já está pronta para o uso, possibilitando aplicação precisa, mesmo em lugares de difícil acesso.
Outro benefício da espuma para sua obra são as propriedades do artigo. O material não encolhe e possui boa resistência à pressão, servindo para vedar lugares contra chuva, ventos e intempéries. Há também espuma expansiva antichama, que resiste ao fogo por até 240 minutos.
Como aplicar espuma expansiva?
Para começar o processo de como aplicar espuma expansiva, é preciso limpar a superfície e retirar resíduos de materiais como cimento, madeira e rejunte. Depois, borrife água para umedecer o local, auxiliando na secagem da espuma, técnica chamada de cura.
Sempre utilizar luvas e óculos de proteção para manusear o produto, pois pode haver dano à pele com o contato. Para aplicar, é necessário agitar bastante a lata antes de colocar o bico do spray. Na hora da aplicação, você pode virar a lata de ponta cabeça para facilitar a emissão da espuma.
Como ela se expande em até três vezes, aplique o produto em aproximadamente 30% do espaço. Após preencher todo o local, borrife água para não formar bolhas na espuma. Quando o processo de cura terminar e a espuma ficar totalmente sólida, retire o excesso com espátula ou estilete.
Os sprays de espumas são destinados a um uso único, pois o artigo se solidifica em contato com o ar e a válvula fica entupida. Contudo, caso você deixe a espuma no bico do aplicador e evite a entrada de ar, há uma chance de aproveitar a sobra.
Como remover espuma expansiva?
Outra informação relevante para quem está aplicando o produto é conhecer como remover espuma expansiva. Caso o material ainda não esteja seco, o mais aconselhável a se fazer é utilizar um pano com acetona, seja para remover o item das superfícies, seja da pele.
Outra substância que você pode utilizar para remover a espuma é o álcool isopropílico 91%, que serve para retirar o produto seco da pele. Nesse caso, é necessário que o álcool fique em contato com a área atingida por cerca de 10 minutos. Você também pode lavar a pele com água quente e sabão.
Para auxiliar nesse processo de limpeza do corpo, a pedra-pomes é um item muito útil. Você pode usar o álcool, a água quente e o sabão para remover a espuma de tecidos. Após a remoção, lave o material instantaneamente.
Já se a espuma secar na parede, o mais aconselhável é remover o item com instrumentos de construção e materiais abrasivos, como discos diamantados, lixas e escovas de aço.
Cuidados para manusear o produto
A espuma expansiva não é uma substância tóxica para a pele, mas como ela se adere facilmente, pode causar danos na hora da remoção. Portanto, sempre utilize luvas de borracha e óculos de proteção para evitar problemas.
Caso o produto não tenha propriedades antichamas, a espuma é altamente inflamável. Logo, evite aplicá-la em locais em que pode haver combustão. Ainda, não use isqueiro no recinto. Além disso, armazene a lata em local seco e sem estar exposta ao sol.
Material de construção é na Bernal!
Agora que você já conhece para que serve espuma expansiva e como aplicá-la, que tal adquiri-la para utilizar em sua construção? Na Bernal, você encontra diversas opções de espuma, com tipos distintos de bico para aplicação e volumes que vão de 300 a 750 ml.
Na nossa loja virtual, você acha tudo que precisa para realizar reparos, pinturas e construções. Confira já as alternativas de pagamento e compre tudo o que você necessita para a sua obra na Bernal!