Nenhuma Visualização
Nenhuma Visualização

Ferramentas abrasivas: quais são os principais equipamentos para polir e desgastar superfícies

Leitura: 4 min
Array
Compartilhe!

As ferramentas abrasivas são fundamentais para realizar pinturas, construções e reparos. Isso porque esses artigos funcionam para desgastar, polir e cortar superfícies.

Seja para a preparação de obras, seja para o acabamento, as ferramentas abrasivas têm papel muito importante. Porém, como escolher os melhores produtos para a construção? Quais são as diferenças de cada material abrasivo? Essas são algumas das principais questões sobre o assunto.

Para você conhecer as principais ferramentas abrasivas e para que elas servem, a Bernal preparou este artigo. Continue lendo e entenda como funcionam utensílios como lixa, disco de lixa e escova de aço.

O que são ferramentas abrasivas?

As ferramentas abrasivas são objetos que possuem a função de polir, desgastar, cortar, limpar e preparar superfícies. Dessa forma, eles, normalmente, possuem textura áspera e podem ser fabricados por materiais naturais ou sintéticos.

Na área de construção, reparos e pintura, os abrasivos são usados com muita frequência. Isso porque são materiais que desempenham funções variadas, seja na preparação, seja no acabamento.

No processo de pintura, por exemplo, os materiais abrasivos, como lixas, são utilizados para preparar as paredes para receber a tinta e retirar imperfeições. Além desse processo, os abrasivos são utilizados desde trabalhos domésticos manuais até grandes construções.

As principais ferramentas abrasivas

Apesar de possuírem características semelhantes, as ferramentas abrasivas têm funções específicas. Portanto, é importante saber qual produto é mais aconselhável para cada tipo de obra.

Lixa d’água

A lixa d’água tem esse nome porque é utilizada sempre molhada, com água ou querosene. Para evitar quebras, esse produto possui tratamento impermeabilizante no papel cortado para evitar quebras.

Desse modo, a lixa d’água funciona principalmente para realizar acabamentos finos em gesso, resina e metal. O líquido reduz o atrito com as superfícies, podendo ser aplicado em materiais delicados, como massa corrida, metal e lataria de automóveis.

Lixa de ferro

A lixa de ferro é recomendada especialmente para metais. Assim, essas ferramentas funcionam tanto para a preparação da primeira pintura quanto para o repintar das áreas necessárias.

Desse modo, você pode polir materiais metálicos novos para aplicar fundo e tintas, bem como retirar ferrugem e nível em superfícies velhas para repintá-las. Essa ferramenta pode ser empregada em diferentes tipos de metais, como aço, alumínio e ferro.

Lixa de massa e madeira

Já a lixa de massa é utilizada para preparar paredes, argamassas, massas finas e madeiras para pintura e acabamentos. Versátil, é uma das lixas mais usadas. 

As lixas são vendidas, normalmente, no formato retangular, podendo ser cortadas para diferentes utilidades. Você pode usar o produto com suportes, instalado em lixadeira orbital (treme-treme) ou manualmente. 

Disco de lixa

O disco de lixa é um artigo que possui um lado de óxido e outro de velcro, feito para instalar no suporte para utilizar em lixadeiras, furadeiras e outras máquinas rotativas elétricas.

Portanto, os discos de lixa possuem alta rotação, funcionando para polir e desgastar superfícies com mais velocidade. Então, você pode utilizar os discos de lixa acoplados em furadeiras e lixadeiras para trabalhar com materiais como gesso, argamassa e metal.

Suporte para lixa

Há dois tipos de suporte para lixa. O primeiro é o modelo manual, que garante maior manuseabilidade por possuir cabo ergonômico. Para a melhor adaptação, os suportes manuais são vendidos em formato retangular e redondo.

Existem suportes especiais para adaptar as lixas em aparelhos elétricos rotativos. Eles podem ter velcro para encaixar os discos de lixa e rosca hexagonal para conectar às furadeiras e lixadeiras.

Escovas de aço

O diferencial das escovas de aço são as cerdas, utilizadas para limpar superfícies como ferrugem, pintura, solda, cola, gordura seca, rebarba e ferragem.

Há diferentes formatos desse equipamento abrasivo. Existem tanto escovas manuais quanto adaptáveis para máquinas rotativas, disponíveis em formas circular, copo e pincel. 

Discos diamantados

Já os discos diamantados são usados para cortar, moer e polir granito, cerâmica, porcelanato, mármore e pedras. Eles são fabricados com diamantes sintéticos, materiais muito resistentes, garantindo o corte de superfícies maciças.

Para utilizar o disco diamantado, você precisa acoplá-lo a uma serra de mármore. O equipamento pode ser empregado em áreas secas e úmidas, sendo um instrumento muito versátil para cortar materiais. 

Limas

A lima é uma ferramenta para lixar e polir superfícies, materiais e outros instrumentos. Há, inclusive, diversos modelos dela, como triangular, rotativa e mecânica. 

Entre as aplicações da lima estão o acabamento em madeira, desbastar metais e afiar equipamentos, como serrotes, alicates de corte, serras, enxadas, foices, facas e outras ferramentas de metal.

Encontre ferramentas abrasivas na Bernal

Agora que você já conhece alguns dos principais materiais abrasivos, que tal escolher os melhores equipamentos para sua obra na Bernal? Aqui, você encontra lixas, discos, suportes e demais ferramentas!

Além dos abrasivos, o catálogo da Bernal conta com materiais de construção, tintas, equipamentos de pintura e itens de outras categorias. Em nossa loja, você também encontra itens funcionais para jardinagem, piscina e lazer, além de artigos de utilidades domésticas.

Também conheça o blog da Bernal, com dicas incríveis de construção, reparos e DIY. Confira já nossas opções de pagamento e adquira tudo o que precisa para sua casa e seu trabalho!

Posts Relacionados

Assine a newsletter da Bernal

Preencha os campos ao lado para assinar nossa newsletter e receba direto no seu e-mail as melhores informações e dicas sobre o mercado de construção, reforma e decoração.