Se você já precisou comprar tintas para pintar a sua casa ou outro tipo de obra, deve ter se deparado com uma variedade enorme de tipos de tinta disponíveis no mercado. Porém, você sabe para que serve cada um deles e quando o uso é mais indicado?
É claro que contar com o auxílio de um pintor especializado é a melhor solução para garantir a pintura perfeita. No entanto, entender quais as diferenças e indicações de cada tinta para parede vai auxiliá-lo na hora de escolher as melhores opções para o seu projeto. Confira, abaixo, tudo que você precisa saber sobre esse assunto!
Conheça os tipos de tinta
Já sabemos que, quando o assunto é pintura de uma obra, existem diferentes tipos de tinta que podem ser usados de formas distintas a depender das superfícies ou dos locais em que vão ser aplicadas. A seguir, você confere informações mais completas sobre as principais opções de tintas para utilizar no acabamento do seu projeto.
Tinta acrílica
A tinta acrílica é ideal para aplicação em paredes de alvenaria, em ambientes internos e externos. Ela é feita à base de água e possui, em sua composição, uma quantidade considerável de resina acrílica, resultando em alto grau de impermeabilidade. Por isso, ela é resistente à umidade e seca rápido.
Devido a essas características, esse material é indicado para uso em lugares úmidos, como banheiros e lavanderias. Para utilizá-lo, é importante, primeiro, preparar a superfície para a pintura, usando um fundo preparador de parede impermeabilizante para evitar a formação de bolhas durante a secagem da tinta.
É possível encontrar tinta acrílica em diversos acabamentos, que devem ser escolhidos em harmonia com as demais características da decoração. São eles: fosco, acetinado e semibrilho.
Tinta lavável
Como o próprio nome já sugere, a tinta lavável é bastante fácil de limpar, utilizando apenas água. Desse modo, ela é perfeita para aplicar nas paredes de cômodos que tendem a ficar sujos com mais facilidade, como o quarto infantil, a sala de estar e a cozinha. Se você adora manter as superfícies impecáveis, essa opção é ideal!
Para fazer a limpeza de áreas pintadas com esse tipo de tinta, é possível apostar na combinação de pano úmido e detergente neutro sem cor. Essa poderosa dupla é capaz de retirar manchas, mofo, poeira, riscos de canetinhas coloridas ou giz de cera, restos de alimentos, gordura e muito mais.
Tinta látex PVA
Assim como a versão acrílica, a tinta látex PVA também é à base d’água. Então, ela é fácil de aplicar e tem o benefício de secar rápido, além de não ter um cheiro agressivo ao olfato. Esse produto é indicado, principalmente, para uso em ambientes internos, como quartos e salas. Evite aplicá-lo em áreas externas e úmidas.
Ainda, ele tem acabamento fosco e pode ser utilizado em superfícies de reboco, massa corrida, concreto, cimento ou gesso. Para fazer a aplicação correta, sempre consulte as instruções do fabricante. A recomendação geral é passar de duas a três demãos, dependendo da necessidade.
Tinta esmalte sintético
Entre os tipos de tinta, ela é uma das mais populares, já que pode ser utilizada em materiais feitos de madeira, ferro e alumínio. Esse material é feito à base de água e solvente, assim, deixa pouco cheiro e seca rápido. Ele costuma ter acabamento de alto brilho, mas também é possível encontrar versões foscas e acetinadas.
A tinta esmalte sintético é fácil e prática de aplicar, com acabamento uniforme e alto grau de cobertura e aderência. Além disso, ela é resistente à chuva e ao vento, por exemplo. Por isso, ela pode ser utilizada tranquilamente em ambientes externos, já que não descasca com facilidade.
Como escolher o tipo de tinta para uma obra
Para escolher uma opção entre os diversos tipos de tinta, é importante considerar as características do projeto e dos diferentes cômodos da casa. Em primeiro lugar, leve em conta o ambiente que você precisa pintar: se ele é úmido, seco, exposto à degradação do tempo e à sujeira mais frequente.
Além disso, avalie também que tipo de tinta cai bem conforme a decoração do ambiente. Para tanto, conte com a ajuda de um profissional para escolher o esquema de cores, o acabamento e as tonalidades das tintas para cada cômodo da sua residência.
Considere se será necessário aplicar texturas e/ou outros tipos de produto para proporcionar um acabamento específico à pintura. O verniz, por exemplo, cria uma película que auxilia na proteção de móveis e objetos pintados contra sol, mofo, chuva e maresia, prolongando sua durabilidade e destacando sua beleza natural.
Precisa de tintas para o seu projeto? Compre na Bernal!
Agora que você já conhece os principais tipos de tintas, acesse o site da Bernal e encontre as melhores opções para a pintura da sua casa! Aqui, você compra materiais de construção para toda a obra e, o melhor, em um só lugar. Aproveite também para continuar navegando em nosso blog e leia muitas outras dicas. Confira já!