Você sabe o que é e quais são os tipos de argamassa? Essa é uma substância usada para unir blocos de construção e preencher as lacunas deixadas entre eles. Pode ser utilizada tanto em aplicações interiores quanto exteriores, e cada uma é projetada para um propósito específico.
Confira os tipos e para que serve a argamassa. Também vamos apresentar informações sobre como escolher a versão ideal para o seu projeto. Portanto, se você está construindo ou reformando, não deixe de ler este artigo!
Os diferentes tipos de argamassa
Geralmente, a argamassa é composta por uma mistura de cimento, areia e água. Algumas também podem ser feitas com cal. No entanto, a de cimento é mais forte e durável. Enquanto a opção misturada com cal é usada, principalmente, para trabalhos de restauração ou para colagem de pedras que não precisam suportar muito peso. Saiba mais sobre elas:
Argamassa de grauteamento
Essa argamassa é uma mistura resistente, pois possui um superplastificante na composição, o que a torna ideal para deixar o graute fluido e, assim, facilitar o projeto. Ela pode ser usada para preencher vazios de concretagem e construir bases de máquinas.
Argamassa impermeabilizante
Esse tipo é utilizado principalmente em tetos e paredes com argamassa, de modo a evitar problemas como infiltrações. Além disso, ele é recomendado para impermeabilização e restauração de rodapés e paredes. Esse exemplar também pode ser utilizado para revestir paredes exteriores e interiores.
Argamassa de rejuntamento
Entre os tipos de argamassa, esse é voltado para preencher brechas e vãos de peças cerâmicas, como lacunas entre pisos e azulejos. Ele pode ter diversas cores e contribui para um acabamento mais bonito. Além disso, é possível encontrá-lo pronto.
Argamassas colantes
As colantes são dividas em 4 tipos: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada uma tem uma utilidade específica. A AC-I é mais apropriada para ambientes internos que sofrem com umidade, como cozinhas e banheiros. Já a AC-II tem maior aderência, por isso, é usada em ambientes externos, fachadas, piscinas de água fria e em locais públicos.
Quanto aos outros tipos, a AC-III tem maior aderência e resistência à variação de temperatura. Assim, ela é adequada para ambientes como saunas e piscinas de água quente. Por último, a AC-III E é semelhante à anterior, a diferença é que o tempo de cura é maior.
Argamassa de revestimento
Essa argamassa desempenha o papel de assentar pisos e revestimentos. É, então, a substância utilizada para proporcionar aderência na alvenaria. Ela suaviza imperfeições, cobre defeitos e serve como acabamento de aspecto rugoso. A aplicação, normalmente, é realizada em três camadas que cumprem diferentes funções.
A primeira delas é conhecida como chapisco e serve de base para todo o revestimento, evitando que as demais descasquem. Por sua vez, a segunda é o gesso, que preenche lacunas, nivela ou adiciona relevo à superfície. A terceira, chamada estuque, é opcional e varia conforme os resultados desejados para as paredes.
Argamassa de assentamento
Essa opção tem a função de unir várias estruturas e pode ser encontrada já pronta. O tipo de argamassa de assentamento mais comum é a polimérica em tubo, que promove uma aderência mais efetiva entre os blocos. Ela também auxilia na vedação, aumenta o rendimento e permite agilidade no assentamento dos blocos.
Argamassa para pisos
O objetivo dessa argamassa é assentar o piso, garantindo a aderência entre ele e o contrapiso. Ela pode ser utilizada em cerâmicas, azulejos, entre outros materiais. É importante ressaltar que ela difere da versão de assentamento. Usar a argamassa errada pode causar problemas na obra, como fazer com que os pisos se soltem.
Argamassa para porcelanato
Entre os tipos de argamassa para porcelanato, existem duas principais: para assentar e de polimento. A primeira é usada para fixar o porcelanato no chão ou na parede. Já a segunda é empregada para dar brilho ao revestimento, tornando-o mais liso e com menos irregularidades.
Você pode usar a argamassa para assentar em qualquer superfície, como concreto, azulejo, madeira e metal. Já a de polimento só pode ser utilizada na superfície do porcelanato.
Como escolher e aplicar argamassa
Após saber mais sobre os tipos de argamassa, veja como escolher e aplicar a sua. Se você procura uma opção que seja forte e durável, vai precisar de um produto especificamente projetado para uso externo. Esse tipo é feito com um teor de cimento mais alto, a fim de haver resistência e durabilidade maior.
No entanto, se precisa saber como usar argamassa para trabalhos interiores, o mais indicado é o material produzido com menor conteúdo de cimento. Tal característica vai tornar a argamassa mais flexível e fácil de trabalhar.
Como aplicar argamassa
Agora que você conheceu os diferentes tipos de argamassa e já sabe qual deles escolher, veja como preparar argamassa. Esse é um produto fácil de trabalhar e você pode usar para várias aplicações.
Para misturar, você vai precisar de água, areia e cimento. A proporção desses ingredientes varia dependendo do tipo de argamassa que você estiver utilizando. Portanto, não deixe de seguir as instruções indicadas no pacote. Misture tudo até formar uma pasta espessa, depois aplique na superfície usando uma talocha.
Além disso, você pode personalizar a mistura de acordo com as suas necessidades. Se estiver construindo uma parede, é necessária uma argamassa mais forte para manter os tijolos juntos. Já para uma colcha de retalhos, é possível usar uma versão mais fraca.
É importante trabalhar rapidamente ao aplicar a argamassa, pois ela começa a se fixar bem rápido. Se precisar fazer algum ajuste, utilize uma esponja úmida para alisá-la. Uma vez colocada, é possível terminá-la com uma camada de tinta ou selante.
Veja muitas outras dicas na Bernal
Gostou de saber mais sobre os tipos de argamassa? No blog da Bernal, você encontra muitas outras dicas para facilitar a sua reforma. Aproveite e confira o catálogo de produtos do site e conte com qualidade e muita variedade.