Nenhuma Visualização
Nenhuma Visualização

Confira algumas dicas de como pintar parede

Leitura: 4 min
Array
Compartilhe!
como pintar parede

Como pintar parede

Com o passar do tempo, as pinturas de um imóvel começam a ficar com um aspecto envelhecido ou, até mesmo, descascado, indicando ser o momento exato para a manutenção. Porém, se o investimento está limitado, mas a vontade de cuidar da casa é maior, saiba que você mesmo pode aprender como pintar parede. Claro que o indicado é sempre procurar um profissional para realizar esse trabalho, mas se o ambiente for pequeno e os ajustes forem mínimos, você mesmo pode fazê-lo e em um único final de semana. Por isso, confira dicas de como pintar parede com os materiais e acessórios corretos.

Manual básico para iniciantes

Antes de iniciar qualquer atividade, em uma reforma ou não, o primeiro passo é estar ciente dos equipamentos de segurança ou EPIs — importantes para te proteger de qualquer acidente ou alergia que determinado material possa causar. No caso da tinta, o indicado é usar luvas, máscara e óculos de proteção para evitar que respingos do produto caiam no seu olho e a inalação do cheiro forte da tinta. Sabendo que esse é um manual para iniciantes, além da importância dos EPIs, é necessário saber alguns processos básicos de como pintar parede. Isto é, antes de comprar as tintas e os rolos, é necessário planejar e prestar atenção a cada detalhe que será executado no ambiente. Entender que para realizar uma boa pintura, é preciso seguir algumas etapas, desde a escolha da cor até a aplicação. Sendo assim, tira um tempo apenas para isso, mesmo que a pintura possa ficar pronta em um único final de semana, não elimina o fato de que ela precisará ser realizada com muita paciência e carinho para entregar o resultado perfeito que seu imóvel merece.

Proteja o chão e tudo que estiver no local

Para que você já comece seu trabalho corretamente, uma das dicas de como pintar parede é proteger o ambiente que irá receber a tinta. É essencial que entre o kit pintura haja itens como lona plástica e fita crepe, pois serão eles que conservarão os pisos e móveis presentes no local. Então, antes de começar, reserve um tempo para proteger o chão com a lona plástica e utilize a fita para fixar as bordas da lona nos locais desejados. Observe atenciosamente se todo o revestimento está protegido. Móveis, espelhos de tomadas e interruptores também devem conter essa proteção. Esse método ajuda a conservar e otimizar o serviço de pintura, pois além de proteger, facilita a limpeza do ambiente depois da pintura, já que é só remover a capa. Caso não tenha lona, pode ser usado papelão para realizar essa função.

É hora de colocar a mão na massa

Antes de já sair aplicando a tinta, é preciso preparar a parede que receberá o produto. Então, a primeira etapa é remover qualquer papel de parede que tenha naquele local ou rebocar possíveis furos e trincas utilizando massa corrida ou argamassa. Além desses produtos, será preciso contar com um fundo preparador que deverá ser aplicado com rolo, para evitar que a parede fique manchada ou a pintura descasque. Em paralelo a isso, devemos aplicar o selador na parede para impermeabilizar e vedar a pintura. Isso irá contribuir para que o resultado seja como o esperado e a massa corrida tenha um rendimento excelente. A aplicação desse produto também deve ser feita com rolo para melhorar o desempenho do selador. Ainda falando sobre o preparo e estética, lixar as paredes é extremamente importante após essa etapa da massa. A lixa trará a parede bem lisinha e nivelada, ressaltando ainda mais o trabalho feito. Caso essa parte não seja realizada com carinho e capricho, a pintura ficará mal acabada, ressaltando as imperfeições dessa parede.  Além disso, o tempo de pintar uma parede bem-preparada vale muito mais que o valor dos produtos.

Chegou a hora da pintura!

Assim que escolhida e comprada a cor da tinta, é preciso prepará-la. Para essa etapa, não tem muito segredo. Antes de usá-la, será preciso diluir a tinta com a quantidade de água indicada na embalagem do produto. Ainda, o solvente também pode ser utilizado nesse processo. Para isso, você precisará de uma bandeja e um misturador para ir diluindo até que a consistência da tinta se encontre em forma homogênea. Feito isso, com a ajuda de um pincel, o primeiro local para começar a pintar é o teto. Lembre-se de dar atenção aos cantos para que a pintura fique perfeita. Isso vale também para o ambiente em geral, o ideal é que a coloração não chegue a sujar a lona ou o papelão que está forrando o revestimento. Outro ponto é que a cada mão de tinta, remova todo o excesso do pincel para que ele não borre a pintura anterior. Após a pintura do teto, é só começar a das paredes, que deve ser realizada com rolo. Aliás, assim como o teto, é bom verificar a necessidade de mais de uma camada de tinta para chegar ao resultado esperado. Esses passos valem para a pintura do ambiente como um todo, basta seguir a melhor ordem de realização do trabalho, que é: teto, parede, janelas, batentes e, por último, deve-se pintar o rodapé. 

Vai pintar sua casa? Procure a Bernal

Agora que você já aprendeu o básico sobre como pintar parede, venha até a Bernal e garanta os melhores produtos para realizar esse trabalho de renovação do seu imóvel.

Posts Relacionados

Assine a newsletter da Bernal

Preencha os campos ao lado para assinar nossa newsletter e receba direto no seu e-mail as melhores informações e dicas sobre o mercado de construção, reforma e decoração.